Há um ano, Justin Chambers deixava a maior série médica da atualidade. Porém, até hoje, o fandom não aceita a justificativa de Alex Karev.
![]() |
Justin Chambers como Alex Karev em Grey's Anatomy. Imagem: Divulgação/ABC |
Há exatamente um ano, o ator Justin Chambers anunciava sua saída de Grey’s Anatomy (2005-atual). No show, Chambers deu vida a Alex Karev, um dos cinco estagiários do team M.A.G.I.C. apresentados do antigo Hospital Seattle Greace Mercy West. Em 16 temporadas, Karev evoluiu de um interno idiota e arrogante para um dos médicos mais responsáveis e amadurecidos, tendo construído uma carreira memorável no Grey-Sloan Memorial. Mas a justificativa de sua saída, em episódio exibido em março de 2020, foi tudo menos respeitosa com sua longa trajetória.
Alex sempre falou em ter filhos e como desejava ser um pai bom e presente quando fosse sua hora. Sua decisão baseada nas crianças é totalmente aceitável e compreensível. Afinal de contas, tudo que ele queria era ser o exemplo de pai que infelizmente não teve oportunidade de ter. No entanto, considerando a trajetória, a evolução pessoal e profissional de Alex Karev, é no mínimo inaceitável que acreditemos que ele decidiu largar uma vida em Seattle da forma como nos foi contada.
No início de sua carreira no Seattle Grace, ele não era uma pessoa querida. Nem por seus colegas, nem pelo público. Alex era o interno que dormia com todo o hospital e que estava sempre com brincadeirinhas de mau gosto, inspirados no pior de qualquer adolescente da 6ª série. Seu constante comportamento inadequado e seu jeito de tratar os casos como se fosse uma competição com os outros internos, fez transparecer seu lado arrogante já nos primeiros episódios.
![]() |
Justin Chambers como Alex Karev em Grey's Anatomy. Imagem: Divulgação/ABC |
Toda essa brutalidade e indelicadeza faziam parte de um mecanismo de defesa, já que Alex escondia dos colegas o reflexo da sua infância difícil e dolorida. Aos sete anos Karev já assumia responsabilidades de adulto, tendo que cuidar de seu pai viciado em álcool e drogas e sua mãe esquizofrênica. Depois que seu pai saiu de casa, Alex cuidou dos irmãos e posteriormente passou por diversos lares adotivos. Por trás desse jeitão insuportável, Alex era um cara compassivo, gentil e protetor. Depois que Cristina (Sandra Oh) foi para a Suíça, ele se tornou a pessoa de Meredith (Ellen Pompeo) e se mostrou ainda mais um ser amigável, companheiro e leal.
O coração e a armadura de Karev quebraram de vez quando teve o primeiro contato com a pediatria e obstetrícia, através de Addison Montgomery (Kate Walsh). A especialização estava longe dos seus planos mas foi com as crianças que Alex encontrou seu lugar na medicina. Tudo o que a aprendeu com a pediatria e com Arizona Robins (Jessica Capshaw), sua mentora, não só o fizeram um médico melhor como também um ser humano melhor. Ele até se motivou a trazer crianças doentes da África em dado momento (ainda que a motivação maior fosse uma competição para chefia da residência).
Em quinze anos, vimos Karev crescer e evoluir, como é o esperado de qualquer ser vivo racional. O tamanho de seu amadurecimento é refletido em quando Miranda Bailey (Chandra Wilson) o confia a chefia geral do hospital Grey-Sloan Memorial para que ela pudesse tirar um ano sabático. Alex é um personagem que aprendeu com os erros e os admitiu. Ele esteve presente para os seus e aprendeu a colocar as necessidades dos outros acima das suas. Desde o princípio, seu código moral esteve a frente de seu lado bad boy. Ele sempre foi verdadeiro, sendo claro e objetivo com o quadro clínico dos pacientes e buscando o melhor para eles – mesmo que seu jeito não fosse o mais delicado ou adequado.
Você simplesmente não desiste. É falho. Você não desiste. Isso não é quem você é. | Alex Karev, Grey's Anatomy.
![]() |
Justin Chambers como Alex Karev em Grey's Anatomy. Imagem: Divulgação/ABC |